Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Divórcio – Quem Fica No Imóvel?

    Com o rompimento do casamento, quem ficará no imóvel do casal?

    Publicado por NATÁLIA GOULART
    há 3 anos

    Com o relacionamento aos pedaços, alguns casais se deparam com a possibilidade do divórcio. Sendo por meio dele que o vínculo conjugal se encerra, e com ele as obrigações assumidas no dia da celebração do matrimonio.

    Em não muito tempo atrás, buscava-se analisar quem deu a causa ao divórcio. Também dependia de motivos para que o mesmo se desse. Em muitos casos quem tinha a “culpa” pelo divórcio deveria sair do imóvel. Felizmente, ou infelizmente, hoje não funciona dessa forma.

    Entretanto, a lei não deixou de forma clara quem deve sair do imóvel, a não ser para aqueles casais que se casaram pelo regime da SEPARAÇÃO TOTAL de bens. Caso em que os bens não serão divididos, pertence apenas à aquele que o comprou.

    A hipótese em que será possível a expulsão do cônjuge do imóvel, fruto da união do casal, é quando existe alguma medida protetiva fixada. As medidas protetivas servem para afastar a pessoa que oferece risco a outra, seja decorrente de violência física ou verbal.

    Por isso, o afastamento de um dos cônjuges do lar conjugal, exige provas da instabilidade do lar e da necessidade do afastamento. Não basta a alegação de um dos divorciandos. É necessário ao menos que se instaure um processo, onde ambas as partes irão falar e ter oportunidade de defesa.

    Outrossim, nos dias de hoje não se discute mais sobre o abandono de lar, para aqueles que decidem sair do imóvel ate que se possa resolver as questões patrimoniais. Onde em tempos atrás se dava a perda do bem por abandono de lar, (falaremos disso com mais detalhes em outro momento). Hoje essa hipótese poderá acontecer somente quando, aquele que deixou o imóvel, não ingressar com ação de divórcio durante o período de 02 anos, após a saída de casa. É o que no direito chamamos de “usucapião familiar”.

    Para que possamos finalizar esse breve post, o que se deve ter em mente e prioridade em busca de um profissional capacitado e especializado na área de direito de família. Pois eles têm uma visão mais detalhada de casos como o citado acima, para que assim se possa chegar à melhor e mais justa solução possível.

    Caso você queira continuar conversando comigo, estou disponível através do email adv.nataliagoulart@gmail.com, ou no meu WhatsApp: (65) 99208-5319.

    Natália Goulart advogada.

    • Sobre o autorUma Familiarista que busca a melhor solução para o seu conflito.
    • Publicações13
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divorcio-quem-fica-no-imovel/1289715683

    Informações relacionadas

    Mariana Oliveira, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Pedido de Justiça Gratuita (para inserir na petição)

    Barbosa e Vilhena Advogados, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Aditamento à Inicial

    Kauany Silva, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 anos

    Causas e Consequências do Abandono Afetivo Paterno

    Renan Ferreira, Advogado
    Artigosano passado

    Quem fica com o imóvel do casal na separação?

    Claudia Correia Advocacia, Advogado
    Artigosano passado

    É necessário um advogado para ação de guarda e ação de alimentos?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)